Acontece

Voluntários denunciam saque a moradores de rua do centro

Tirar tudo de quem nada tem, pode?

Moradores dormem na ponte, um dia após eleições

Moradores de rua na ponte Toufic Julian,. Foto de outubro 2012, um dia após as eleições

Um grupo de pessoas solidárias que sai no frio da noite para amenizar o sofrimento e o desconforto dos moradores de rua em Carapicuíba está indignado com a ação de supostos funcionários da prefeitura.
Diferente de alguns religiosos e políticos que fotografam suas ações solidárias para se autopromover, esses voluntários são anônimos. Buscam doações, preparam os alimentos, organizam roupas e cobertores doados e saem na noite para distribuir entre os sem-teto. Soube da ação através do Facebook, na página do “Sopão Solidário” , onde pedem doações e prestam contas das atividades aos doadores.

Doações roubadas dos sem-teto

Cobertores e roupas doados foram parar no lixo

Arrastão?

Numa noite dessas, os voluntários encontraram os sem-teto que dormem na área central – na ponte Toufic Julian  frente do Ginásio Ayrton Senna totalmente despreparados para enfrentar o frio, apesar das doações já recebidas. Segundo relato feito aos voluntários, os colchões, cobertores e roupas teriam sido retirados por funcionários da prefeitura!

Fica difícil provar quem são os autores da façanha abjeta de tirar o pouco de conforto oferecido por benfeitores. Pelos registros do grupo, a prefeitura de Carapicuíba foi contatada em seus setores de assistência, mas ainda não se pronunciou a respeito.

Clique na imagem abaixo para ver a publicação original. Para colaborar, contate o “Sopão Solidário” no Facebook

Sem-teto dizem que funcionários da prefeitura tiraram seus cobertores

Post denúncia “Sopão Solidário”: Clique na imagem para ver original

“Sexta – feira passada ficamos sabendo que a prefeitura de Carapicuíba, passou onde os moradores de rua ficam e pegou tudo deles, T U D O, cobertores que havíamos levado, roupas, os colchoes que eles tem, e jogaram fora, quando chegamos para a distribuição da refeição eles não tinham cobertores e o frio estava cortante. Um dos moradores estava só de shortinho ( daqueles que jogam futebol ) sem chinelo, sem blusa, sem camiseta, sem cobertor, o seu colega, ( outro morador de rua ) tirou a blusa e deu pra ele. Como estávamos só com cobertor na van, deixamos prá ele.
Isso nos deixou indignados, onde já se viu???? A prefeitura não tem um albergue que acolha eles, o que é lei, não tem uma ação social que ajudem eles, não tem um programa de reabilitação para tratamento de dependentes químicos e com tanto esforço , nós corremos atrás de doações para aliviar o sofrimento dessas pessoas e a prefeitura que não faz nada , ainda toma o pouco que eles tem e jogam fora.”

Para colaborar, contate o “Sopão Solidário” no Facebook

Sobre Carapicuibanos

Blog de notícias de Carapicuíba - SP

Discussão

2 comentários sobre “Voluntários denunciam saque a moradores de rua do centro

  1. Eu já presenciei um desses arrastões de funcionários da prefeitura. Foi em frente a praça do Ginásio Airton Senna, Cohab II. Os moradores de rua passavam as noite no local e durante o dia deixavam lá seus pertences e saiam pelas ruas em busca de reciclados. Um deles inclusive era cadeirante, com o agravo da saúde, hoje é cadeirante e amputado. Eu parei o carro com meus filhos dentro, questionei a ação e os funcionários grosseiramente responderam que tudo ali era lixo, a ordem era levar tudo! Comecei a filmar, bloquei a saída do caminhão e pedi ajuda aos comerciantes e para localizarem os moradores de rua. Fui ameaçada pelos funcionários da prefeitura, disseram palavras de baixo calão, que iriam prestar queixa na delegacia sobre minha atitude, anotaram a placa do meu carro… Eu só saí de lá quando chegaram três dos moradores de rua e sobre pressão da população, liberou para só um deles subir na carroceria do caminhão e pegar seus pertences (roupas, documentos, objetos pessoais)…
    Não tenho palavras para expressar tamanha falta de humanidade!! A dor e indignação foram maiores do que o medo de estar entre aqueles funcionários “monstros”, sendo ameaçada e de longe ver meus filhos dentro do carro apavorados sem saber o que estava acontecendo!
    O fato ocorreu há pelo menos um ano, não tenho certeza se tenho as imagens arquivadas!
    Procurei ajuda para saber se haveria alguma forma de denúncia, mas sem sucesso!

    Curtir

    Publicado por Patricia Fuchs | 29 de agosto de 2013, 08:06
  2. Olá Patrícia,

    Você foi muito corajosa com esse ato violento que normalmente nos torna impotentes. Bom saber que teve apoio de outros que também se indignaram. Infelizmente muitos são a favor dessa higienização, esquecendo que esse problema social deve ser tratado por assistentes sociais – e que Carapicuíba tem SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, mas tratou moradores de rua como entulho – e com que eficiência!
    (tomara q vc encontre as imagens)

    Mônica

    Curtir

    Publicado por Carapicuibanos | 29 de agosto de 2013, 16:50

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: