Acontece, Política

Eleições 2014: políticos de Carapicuíba burlam lei para divulgar candidatura

Poluição visual e linguagem subliminar

Com apenas 7 meses de mandato após as eleições, alguns espertos já começaram a divulgar propaganda de campanha em Carapicuíba. São faixas de parabéns por isso e por aquilo e vagas de emprego em tudo que é poste,  criando poluição visual e campanha eleitoral quase escancarada. 

Muitos cartazes desrespeitam a lei eleitoral, que só permite propaganda três meses antes das eleições – a partir de 6 de julho de 2014 (artigo 36, Lei nº 9.504/97). O objetivo dessa regra é evitar a divulgação de imagens e nomes de futuros candidatos, que querem facilitar a fixação de seu nome durante a campanha.

A campanha antecipada mais agressiva é a que vem fazendo Elias Cassundé, o atual Secretário de Obras de Carapicuíba. Após distribuir milhares de folhetos de apoio ao concurso público (?) aproveitou o dia dos pais para divulgar cartazes com a frase  “Papo FEDERAL. Eu amo meu pai, e você?” evidenciando sua futura candidatura à deputado federal.

São vários cartazes, fixados nos pontos de circulação do centro, que trazem em comum a foto de Elias Cassundé e a foto de seus apoiadores: prefeito Sérgio Ribeiro, vice-prefeito Salim Reis, deputado Isac Reis; e os sem mandato, também prováveis candidatos, como Dr. Euclydes (médico que se candidatou a vereador por três vezes).

Elias Cassunde cartaz

Cartazes dos futuros candidatos, burlando a lei para a campanha 2014

Outro recurso usado por Cassundé, que está está virando moda entre os políticos e pode confundir o eleitorado, é o lembrete “vereador licenciado”, num logotipo que também traz seu cargo atual. Usando um mandato que não assumiu (vereador), seu cargo atual (secretário), e o futuro cargo pretendido (deputado federal), tudo junto e misturado, fica fácil fixar um nome.

elias cassunde detalhe

“Vereador Licenciado” está virando título para propagandas

Sobre Carapicuibanos

Blog de notícias de Carapicuíba - SP

Discussão

2 comentários sobre “Eleições 2014: políticos de Carapicuíba burlam lei para divulgar candidatura

  1. Cade à justiça eleitòral de Carapicuiba,tem vereador dando feliz dia dos pais anter para sombra dos posto.Tem vere4ador usando casaba de coleta entulho para conseguir votos na proxima eleição. sera que esta Cidade de Carapicuiba SP ,não vae bser envestigada pelo o Ministèrio publico. Mudando de à sunto gostària de ver o ministèrio publico ivestigando os Sidicatos ,principalmento dos Vigilantes de todo o Brasil

    Curtir

    Publicado por Andrade cardoso lima | 13 de agosto de 2013, 20:12
  2. sem palavras…

    Curtir

    Publicado por Adélia Lopes | 5 de outubro de 2014, 20:18

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: