Acontece, Concursos

Sobre os concursos – prévia

Centro Administrativo Carapicuíba

Centro Administrativo – Secretaria de Administração Carapicuíba

Este blog nunca teve a intenção de se especializar em concursos. A publicação das convocações começou como resposta ao grande interesse nas buscas de internautas.

Enquanto isso, muitos assuntos ficam no rascunho. Sempre que posso saio pelas ruas, fotografando, entrevistando pessoas e até acompanhando sessões da Câmara. Tenho centenas de fotos, vídeos com entrevistas, e muita coisa pendente não publicada – tudo  por causa da minha exagerada exigência de apuração.

A entrevista

Faço essa prévia para justificar o atraso na publicação do resultado da prometida entrevista com o Secretário de Administração de Carapicuíba, Everaldo Silva – onde vou contar como fui escurraçada de sua sala!

Apesar de aparente desastre da entrevista, tenho informações preciosas – porque às vezes vamos atrás de uma notícia e conseguimos outra.

Assim que terminar o levantamento sobre os concursos atuais em Carapicuíba, com seus milhares de nomes e os dados que motivaram a reação negativa do Secretário Everaldo Silva, publico as respostas aos comentários.

Os concursos e a formação da cidade 

Um concurso público não é apenas uma chamada de empregos. Diferente dos sites e jornais de concurso que só divulgam a abertura de vagas, este blog se interessa pelo início, meio e fim dos concursos em  Carapicuíba – porque todo o processo tem a ver com a cidade e sua formação.

Se no posto de saúde, por exemplo, o atendimento é ineficiente, desatento, com pessoas que comem, conversam ou atendem celular ao invés de se ocupar do seu ofício, é provável que sejam funcionários contratados por indicação.  Pois os concursados, em geral,  são mais interessados – nem que seja porque podem ser legalmente responsabilizado por seus atos – e muitos têm orgulho quando o serviço oferecido é de qualidade.

Essa eficiência, ao contrário, se transforma em desmotivação se concursados são obrigados a trabalhar  com uma maioria de funcionários indicados, muitas vezes melhor remunerados – (não me refiro aos comissionados, que são legalmente nomeados)

E independente das exigências judiciais, uma das propagandas da administração Sérgio Ribeiro promete  regularização do funcionalismo, e o aumento da eficiência do serviço público.

Fato # Opinião 

Não sou e nem pretendo ser a paladina da Justiça, apenas tenho essa terrível vocação de informar, com dados, e expressar opinião – um direito. Também erro, por isso tomo cuidado de apurar antes de opinar e criticar, com base em fatos, os processos seletivos relâmpago e concursos. 

São os concursados que formarão o Itamarati municipal. E se a maior parte da equipe administrativa (que historicamente tem sido itinerante, vinculada ao vai-vém político) deve e está sendo criada através de concursos,  estes assumem importância bem maior do que simples vagas de emprego ou o interesse deste ou daquele candidato.

Se os políticos eleitos e sua equipe de comissionados passam, os servidores concursados ficam, e estruturam  a cidade. (é isso, aliás, é muito bem explicado na palestra de integração que a Secretaria de Administração de Carapicuíba oferece aos novos servidores).

Mônica Oliveira

Anúncios

Discussão

9 comentários sobre “Sobre os concursos – prévia

  1. Oi tudo bem? atualmente passei no concurso para ADEBs e gostaria de saber de vc que é sempre tão bem informado, como faço para adquirir o estatuto do plano de carreira do magistério daqui de Carapicuíba.Fico grata se poder me ajudar.Um Abraço Mauriane.

    Curtir

    Publicado por Mauriane de Andrade Sousa Silva | 22 de maio de 2013, 07:40
    • Olá Mauriane

      O estatuto é a LEI MUNICIPAL Nº 3.052, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2010, que Institui o Plano Municipal de Carreira e Estatuto do Magistério da Cidade de Carapicuíba (conforme está no edital).
      Por acaso eu tenho sim, estou até pensando em montar uma apostila!
      O estranho é que este estatuto foi alterado, em 2011, com outra lei, mas não está sendo solicitada no Edital do concurso 02/2013.
      O arquivo é grande, posso te mandar por email.
      Mônica

      Curtir

      Publicado por Carapicuibanos | 22 de maio de 2013, 20:17
  2. Fico muito grata se você me enviar, pois quero saber certinho quais meus direitos e deveres agora que faço parte do quadro educacional de Carapicuíba. Boa noite e sinta-se abraçada.

    Curtir

    Publicado por Mauriane de Andrade Sousa Silva | 22 de maio de 2013, 20:39
  3. pena que ficou só na prévia esta matéria…

    Curtir

    Publicado por Emanoel Pádua | 16 de julho de 2013, 00:02
  4. Boa tarde, gostaria de receber via e-mail a lei municipal, que institui o plano municipal de carreira e estatuto do magistério da cidade de Carapícuíba, para estudo do concurso …fico no aguardo …atenciosamente …

    Curtir

    Publicado por Antonia santos da silva | 19 de julho de 2013, 17:06
  5. Bom dia, gostaria de saber sobre a concurso e/ou convocação para Câmara de Carapicuíba.

    Obrigada !

    Regiane.

    Curtir

    Publicado por Regiane Santos | 14 de agosto de 2013, 11:10
  6. BOA NOITE!
    EU GOSTARIA DE SABER SOBRE A CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS NO CONCURSO DA CAMARA MUNICIPAL DE CARAPICUIBA, CONCURSO 01/2012? OBRIGADA! ALINE

    Curtir

    Publicado por ALINE | 10 de setembro de 2013, 20:13

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: