Acontece, Cultura, Educação

Vá ao Parque da Lagoa, leia um livro e passe adiante

“Livro de Rua” chega a Carapicuíba

Lançamentos do catálogo da Primavera Editorial entre as doações

Lançamentos do catálogo da Primavera Editorial, que doou 300 livros para o projeto “Livro de Rua” em Carapicuíba

 

Neste domingo, quem visitar o Parque da Lagoa (o Gabriel Chucre) vai encontrar livros espalhados em pontos estratégicos de lazer. São centenas de títulos de todos os gêneros e para todas as idades, incluindo lançamentos entre os 300 livros doados pela Primavera Editorial (foto).

Dá para aproveitar a leitura durante a visita ao parque, ou: levar para ler em casa! De graça e sem burocracia. O único compromisso é não guardar o livro,  “abandoná-lo” num local público para ser encontrado pelo próximo leitor. É assim que está sendo criada uma livraria pública mundial, sem paredes ou prateleiras. 

Livro de Rua - Projeto de democratização da leitura tem início em Carapicuíba - SP

Biblioteca sem paredes

É o projeto “Livro de Rua”, que chega a Carapicuíba, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente , com proposta de programação mensal, como acontece no Parque Villa Lobos há dois anos – com sucesso total.

Criado pelo Instituto Ciclos do Brasil há cinco anos, o “Livro de Rua” já distribuiu milhares de títulos em todo o país, sempre em locais públicos: praças, lanchonetes, farmácias, pontos de ônibus, etc.  A iniciativa pretende democratizar a leitura, “abandonando” exemplares em locais inusitados, para facilitar o acesso aos livros e aumentar o gosto pela leitura. 

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, mais de 70% da população brasileira nunca frequentou biblioteca. Por isso o projeto tem como foco regiões com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano – baseado na renda, longevidade e educação da população).

Carapicuíba, apesar do IDH 0,793 (médio)  tinha que estar na rota do “Livro de Rua”, tamanha a deficiência de espaços de leitura. 

A biblioteca central Castro Alves, por exemplo, tem acervo limitado, circulação exageradamente restritiva e funciona só em horário comercial. E mesmo quem quiser comprar livros tem que ir a outra cidade, porque Carapicuíba nunca teve uma livraria comercial. 

Então, vamos aproveitar!

No Parque da Lagoa, os livros ficarão disponíveis a partir das 9 horas, e os que sobrarem serão recolhidos para a próxima “libertação” – sempre no último domingo do mês. 

Parque da Lagoa (Gabriel Chucre)
Rua da Consolação, 505 –  Vila Gustavo Correia – Carapicuíba – SP
Fone: 4183-5254

Liberte seu livro 

Book Crossing - democratização da leitura

Book Crossing – Site para registro e rastreamento dos livros “libertados”

O bom dessa corrente literária é a chance de exercitar o desapego do livro. Uma vez lido, cada exemplar cumpriu sua função e se for “libertado”  vai ser aproveitado por uma infinidade de leitores.

Se você quiser também pode levar seus livros para espalhá-los pelo Parque da Lagoa, e ainda seguir as aventuras dele pelo mundo.  

O Book Crossing (libertação dos livros), que inspirou o “Livro de Rua”, é um movimento internacional de voluntários que amam “libertar” livros  e está formalizado na internet desde 2001.

Através do site dá para acompanhar os caminhos percorridos pelo livro “libertado”, graças à etiqueta e um número de registro. Também dá para ver onde os livros estão sendo “abandonados” em todo o mundo. 

Legal, né?

Para participar, é só entrar no site, com instruções em português. Há outro site brasileiro, mas parece que está abandonado.

Livros não mudam o mundo
Quem muda o mundo são as pessoas
Livros só mudam as pessoas

                                Mário Quintana*

(*)Lema do Livro de Rua 

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: