Acontece, Uncategorized

Oba! Mais um portal de aniversário

Carapicuíba vai ganhar novo portal

Há um ano, também no aniversário, a cidade ganhou o Portal “Carapicuíba é do Senhor Jesus”, que pelo menos  rendeu uma faixa de pedestres dias depois.

Só que dessa vez o novo portal é virtual, como em 2011. Durante a cerimônia de aniversário de Carapicuíba, Sérgio Ribeiro já deu o clique de inauguração do portal – que entra no ar amanhã, 1º de abril.

Será ótimo se a mudança significar respeito à lei de transparência, que nunca foi cumprida (nem a municipal, que era desnecessária).

Quando dados privados se tornam públicos

Para falar do site atual, ilustro com um fato pessoal:  Outro dia fui a um “postinho” (uma UBS – Unidade Básica de Saúde). Claro que eu não estava doente – gosto de me gabar que nem o influenza me pega. – mas tive que tratar de um agendamento de outra pessoa. 

Bom. Lá no postinho, confirmei o que já tinha ouvido falar sobre o controle de atendimento da Saúde em  Carapicuíba: tudo muito primitivo, anotado à mão num caderninho brochura!

Aí, o moleque que mora em mim quis arrancar da mão da atendente o caderninho ensebado  e sair correndo… rá, rá!

Mas como sou adulta e responsável, só consegui me envergonhar da nossa pobreza em pleno século vinte e um. Meodeus!

E contei esse fato para informar que tem moleques pegando caderninhos e distribuindo os dados por aí!

São os crackers fazendo a festa em Carapicuíba

Todos devem lembrar do caso Caroline Dieckman, que em maio de 2012, após chantagem não aceita,  teve suas fotos íntimas divulgadas em sites governamentais e, por último, no portal de Carapicuíba. Um dos acusado é um menor carapicuibano, professor da InfoJardins – (escola que tem convênio com a prefeitura). 

Bem antes das fotos da atriz nua, o site oficial  já era usado por estudantes de segurança de sistema para testes de invasão. Eu, que sou do tempo do BBS e dos sysops (quer dizer, penso que sei muito mas não conheço nada novo),  posso garantir que o site oficial de Carapicuíba é vulnerável e, por isso é alvo frequente de invasão por hackers (os bonzinhos) e de roubo e distribuição de dados pelos crackers (os malvados).

Mas não basta invadir, tem que comprovar a façanha, publicando vídeos no Youtube – mas retirá-los em seguida. Para não parecer especulação, baixei alguns vídeos para ilustrar este post (que está no rascunho desde julho, meio atrasado…). O vídeo abaixo mostra o processo para acesso aos dados de contato.

Quais nomes estão na lista?

Como dá para ver no vídeo, o invasor escolhe o que quer retirar do site. É assim que são baixadas informações de milhares de moradores de Carapicuíba mantidos no banco de dados do portal. Quem se comunicou através do portal já teve seu nome, telefone e endereço espalhado por aí – inclusive o assunto do email (o dado menos importante, imagino).

Baixei alguns arquivos,  e pretendia criar um serviço de busca para localizar emails vazados “do tipo deste aqui” só para ser útil e agradar meus leitores. Mas sem tempo, espaço e competência para manipular dados gigantescos (por isso a demora), decidi reduzir para esta lista parcial, com milhares de nomes, onde os dados podem ser consultados. É uma das muitas listas já divulgadas no Twiter, e foi retirada deste site aqui..

E para não alimentar mais spams (nem ter problemas com a lei), removi o domínio do email e misturei alguns dados para não prejudicar ninguém. Se um dado (email, telefone, ou endereço)  os outros também foram surrupiados.

E daí?

E o que dá para fazer com dados de contato, além de criar listas para chatices como spams, correspondência lixo/política e telemarketing? Sinceramente não sei. Mas é bom saber que não é um site seguro.

Site de Carapicuíba é vítima de invasões constantes

“foram avisados e não corrigiram a falha”, informa o autor

Se o conteúdo do formulário de contato (e/ou do email) também é acessado, e contém assuntos enviados à Ouvidoria, dados de impostos e imóveis, quem garante que outros dados dos contribuintes não estão sendo acessados e até alterados?

Um novo portal não significa mudança de banco de dados, nem alteração na segurança. Pode ser apenas visual novo…

Site sempre desatualizado

Inaugurado em 2011, com grande pompa e também no aniversário, o site oficial de Carapicuíba prometia interatividade, vários serviços disponíveis e transparência pública. Mas até no vídeo acima dá para ver que o link de empregos PAT, serviço importante, estava desatualizado há mais de um ano.

O link PAT, que deveria ser interligado à rede federal (SINE) para cadastro de empregos online simplesmente não funciona aqui em Carapicuíba. Mantinha a mesma lista desde junho de 2011 (dá para ver no vídeo). 

Enquanto isso, tem políticos fazendo sucesso com feirão e mutirão de emprego – que exige a presença e o preenchimento de fichas – que criam esperanças nos desempregados, mas dão aos realizadores uma boa captação de mailings para correspondência e telemarketing. 

Talvez por isso, recentemente o link foi finalmente atualizado, mas mantendo vagas genéricas e sem a integração com o SINE.  

Outra característica negativa é o recurso “barato”, chamado black-hat, usado por blogs caça-cliques, de não datar as publicações e enganar visitantes com assuntos velhos como se fossem novos, ou assuntos invisíveis só para atraí-los para propaganda. (Veja que a inauguração do portal em 2011  não tem data…)

Na última semana o banner “Convocação de aprovados Concurso 01/2013” estava piscando no site (um leitor que comentou aqui). Mas o link cai no vazio, até hoje, e continua atraindo (via Google) quem está interessado na informação.

Tomara que a mudança seja para melhor.

Anúncios

Sobre Carapicuibanos

Blog de notícias de Carapicuíba - SP

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: