Acontece, Esportes, Lagoa, Política, Transportes

Parque da Lagoa de Carapicuíba pode virar estacionamento

Trânsito em Alphaville solução em Carapicuíba

Parque da Lagoa (Gabriel Chucre) Área de 130mil m² – Estacionamento tem 210 vagas para visitantes. Ao fundo, Tamboré

Inaugurado há menos de um mês, o Parque da Lagoa de Carapicuíba está recebendo milhares de pessoas por dia, e deve superar a previsão de 40 mil visitas/mês. Em meio à surpresa pela beleza do Parque e a expectativa da melhoria de algumas instalações e do funcionamento (sem falar na segurança – assunto para outro post), há ainda uma ameaça no ar:  perdermos o Parque, de fato,  para Barueri.

“Área da Lagoa pertence a Barueri”

O projeto de usar o Parque da Lagoa como um estacionamento (divulguei aqui, em maio)  pode se tornar realidade caso o prefeito eleito de Barueri,  Gil Arantes (DEM), cumpra suas promessas de campanha para a área de Transportes e mobilidade urbana.

A história começou quando, ainda deputado, Gil Arantes apresentou indicação na Assembléia Legislativa para a “transformação do parque” (2011). O documento foi arquivado, sem passar pelas comissões. Mas seu conteúdo integrou um pacote de soluções apresentadas, via requerimento, ao governador Geraldo Alckmin para desafogar o trânsito em Alphaville/Tamboré.

Entre as soluções apresentadas, um novo ramal da linha de trem CPTM até Alphaville e o estacionamento em Carapicuíba, com a alteração do Parque da Lagoa.

Já em 2012, durante sua campanha a prefeito, Gil Arantes prometeu responder às necessidades dos trabalhadores de Barueri, com estacionamentos subterrâneos, verticais e, como destaque,  a proposta do estacionamento  “na área da Lagoa de Carapicuíba, que pertence ao município de Barueri”.   Entrevista completa aqui, e outra aqui e

Parque Gabriel Chucre na mira de Gil Arantes

Estacionamento em Carapicuíba, detalhes do plano do governo Gil Arantes

A transformação da área da Lagoa faz parte do programa de governo publicado pelo candidato Gil Arantes, no item 25 – Transporte e Mobilidade Urbana (veja aqui, na página 40)

Eleito em primeiro turno, Gil Arantes cita o “parking” (estacionamento em inglês) como uma de suas prioridades para Barueri.

Afirma, inclusive, que seu mandato terá início com um “choque de gestão” na área da Saúde, e com a implantação de medidas para desafogar o trânsito intenso em Alphaville e Tamboré. (entrevista aqui).

Lazer, só fim de semana e feriado

Na proposta de Gil Arantes não há detalhes de como seria “transformado” o Parque da Lagoa de Carapicuíba, que tem várias instalações distribuídas na área de 130 mil metros quadrados – o estacionamento tem apenas 210 vagas para os usuários do parque.

Mas fica claro, tanto no programa de governo, quanto nas afirmações pós-eleição, que o uso para o lazer será inviável durante o período de uso do estacionamento. O serviço, conforme o projeto, será restrito a veículos cadastrados pelo governo, para os “trabalhadores e estudantes que não podem arcar com estacionamento privado”.

Na indicação, Gil Arantes ressalta que a visitação ao Parque da Lagoa para lazer e esportes deve ser  restrita aos sábados, domingos e feriados. Veja trecho da indicação:

  • Adequar o local para estacionamento é uma boa alternativa e mantendo-se a proposta de uma parque de lazer, com funcionamento disciplinado: estacionamento de segunda a sexta e parque nos fins de semana e feriados.
  • O governo determinar o cadastramento dos veículos autorizados a estacionarem por períodos alternados de tempo, o que, no mínimo, amplia o número de atendidos. Com isso se incentiva também a carona solidária entre os motoristas que se utilizam da nova área parking.

A indignação com tal possibilidade me impede,  no momento, de fazer qualquer comentário respeitável!!!

Para acessar os documentos oficiais da Alesp, clique  Propositura – Indicação  –  Requerimento

Discussão

6 comentários sobre “Parque da Lagoa de Carapicuíba pode virar estacionamento

  1. desde que nasce morei em carapicuiba , e nunca vi coisa igual basta abrir uma brexinha la vem os aproveitadores de prantão, só falat montar um estacionamento particular, nun parque que devia se para uso do povo da nossa cidade, COMO DIZIA BORES CASOI ISTO È UMA VERGONHA.

    Curtir

    Publicado por morelo ramos | 6 de dezembro de 2012, 17:36
  2. Não moro em Carapicuiba, mas acho um absurdo troca uma área de lazer, por estacionamento, em paises rico o governo se preocupa com transporte publico para desafogar o transito já que a intenção é ser de uso geral e em lugares como o nosso, eles se preocupam com estacionamento, isto não é sanar um problema e sim tapar um problema maior, com um que exige menos planejamento.Acho isso uma tristeza, mas não sou eleitora em nenhum dos dois lugares, mas fico triste com um candidato que quando é para o bem dele vai no municipio e pede voto, mas quando ver que pode ganhar muito mais com seu municipio logo se volta para atender uma minoria.

    Curtir

    Publicado por Regiane | 12 de dezembro de 2012, 10:57
  3. esse cara ta loko nem enaugurou o park e ele que fazer isso manda caça esse retardado mental que porra de estacionamento se liga retardado

    Curtir

    Publicado por jonas rodrigues | 14 de dezembro de 2012, 14:12
  4. Isso é um absurdo!nao moro em carapicuiba mas sim em barueri e penso que Se ele quer desafogar o transito, que invista em qualidade so transporte publico, mais vias, etc. tirar uma das poucas opcoes de lazer, é um desrespeito com o povo que tb merece qualidade de vida!!

    Curtir

    Publicado por Gi | 12 de janeiro de 2013, 11:49
  5. Um absurdo – um parque aterrado com material contaminado do Rio Tietê: vejam a recente matéria do Jornal da Record: http://noticias.r7.com/videos/lagoa-de-carapicuiba-sp-esta-contaminada-por-metais-pesados/idmedia/520ec3750cf25a7d43ff8ae3.html

    Curtir

    Publicado por George | 20 de agosto de 2013, 13:53

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: