Acontece, Uncategorized

E tome Carapicuíba no noticiário policial

Para você, qual é a notícia da foto abaixo?

ex-jogador Viola preso por desacato e porte ilegal de armas em Carapicuiba

Viola, saindo da prisão EM CARAPICUÍBA

O que é mais importante no fato retratado na imagem acima?

  • Que um famoso, o ex-jogador Viola, deixa a prisão após 5 dias preso (em flagrante, antes da eleição)
  • O motivo da prisão (desacato a oficial de justiça e porte ilegal de arma, num drama familiar)
  • O local em que ele foi preso?

Bom. Algum desinfeliz criou a manchete “Viola é preso em Carapicuíba” e todos os preguiçosos copiaram e reproduziram. Aí virou notícia a “prisão em Carapicuíba”.

Assim, o nome Carapicuíba foi repetido inúmeras vezes na TV, no rádio e impresso em jornais e na internet, como se fosse o fato mais importante da prisão de Viola.

E isso é um mau sinal.

Também nesta semana, um investigador de polícia foi preso, suspeito de matar um travesti arrastando-o com o carro, na zona sul de São Paulo. E pergunto: Qual é o fato mais importante?

  • Que ele é um policial suspeito de crime?
  • Que é um cliente de travesti que matou para não pagar?
  • Ou que é um investigador de Carapicuíba?

Pois nas manchetes, o local de trabalho do suposto assassino foi mais importante do que o crime do qual é suspeito.

  • Investigador de Carapicuíba mata travesti.
  • Viola é preso em Carapicuíba
  • Viola permanece preso em Carapicuíba
  • Viola aguarda julgamento na cadeia de Carapicuíba
  • Viola deixa a delegacia de Carapicuíba (não é a delegacia, é a cadeia, burro!)

E por aí vai… E se aplicarmos essa norma a outros fatos, também com jogadores – só para ficar no mesmo assunto, teremos:

“Romário é preso por não pagar pensão” ——> “Romário é preso na Barra da Tijuca”

“Zé Elias é preso por não pagar pensão” ——> “Zé Elias é preso em Pirituba”

Além desses fatos, na madrugada de sexta-feira (12) dois homens foram encontrados mortos por tiros num carro na Vila Municipal. Esses números aumentam o total de executados em Carapicuíba nesta semana violenta – com tiroteio com a Rota, perseguições e outros detalhes amplamente divulgadas no noticiário policialesco da TV.

JÁ VI ESSE FILME ANTES

Hoje o Fantástico vai tratar da “onda de violência” que assola São Paulo – a cidade. Mas certamente a reportagem  vai abranger toda a região metropolitana. E vai cair onde??

Agora são 20 horas, e aposto com qualquer um que Carapicuíba será destaque na tal matéria.

Só espero que não se repita o acontecido há uns trinta anos. O Fantástico (que na época era referência máxima da verdade) mostrou uma cidade onde pessoas andavam tranquilamente pelas ruas armadas até os dentes, com faca e munição na cintura. Jovens e velhos portando espingardas e revólveres dando entrevista. Imagens “estarrecedoras”. Um bairro de bandidos, altamente violento.

E que bairro era esse? Era a Cidade Ariston, em Carapicuíba!!

Os malefícios que essa matéria causou à imagem da cidade e, por consequência óbvia a todos os moradores,  ainda não se apagaram por completo, mesmo depois de tanto tempo.

Dizer, na época, que morava em Carapicuíba era ouvir “ah, aquela cidade de bandidos?”. Quem procurava emprego naquele tempo sabe bem disso, e do que o preconceito é capaz.

O índice de violência é um termômetro que movimenta o mercado imobiliário, o turismo, os negócios e o lazer. Quem quer morar, trabalhar ou abrir um negócio num bairro violento?

E se São Paulo, que tem alto índice de violência, sair do foco de atenção – que vai para as periferias – quem ganha com isso? E se a periferia paulistana hoje está organizada (Zona Leste, Zona Sul não aceitam rótulos calados) porque não ir para mais longe, para a periferia da periferia??

Por isso, ao invés de ser imperativa e dizer “NÃO REPRODUZA ESSA MENTIRA”, proponho uma reflexão. Vamos pensar juntos: Carapicuíba é assim mesmo? Esse retrato que estão fazendo da cidade é correto? E, o mais importante, quem se beneficia disso?

Imagens não mentem. Mas a TV faz apenas um recorte da realidade e põe uma lente de aumento no fato. Não pretendo criar uma teoria da conspiração contra a TV, a Globo, a grande mídia e etc,

O que interessa agora é afirmar que a opinião pública é muito mais poderosa. E se a cada vez que Carapicuíba for citada negativamente nós reafirmarmos “êêêê Carapicuíba…” nós seremos cúmplices dessa repercussão.

Quem se beneficia?

Enquanto isso, o Secretário de Segurança de SP está fazendo afirmações sobre a organização do PCC, mandando recados que não entendemos. Há uma guerra que envolve o comando da segurança pública, e tudo isso reflete nos investimentos da cidade de São Paulo, que tem no turismo muito de sua arrecadação.

Os aluguéis, os imóveis, se valorizam ou perdem valor por conta do noticiário policial.

Um jornal de Osasco, que se diz regional e mal circula aqui, também estampou manchetes GARRAFAIS sobre Viola e o assassinato do travesti. Deu até vergonha alheia do exagero.  Mas para quem é de Osasco deve ser bom considerar Carapicuíba um lugar pior.

Que notícia é essa?? (Reprod. capa Diário da Região, 10/10/12)

VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO É MAIOR

O trânsito em Carapicuíba mata muito mais que as brigas em biqueiras. Só no centro, num mesmo dia, com intervalo de algumas horas, duas pessoas morreram atropeladas – uma em frente ao Habibs, outra na ponte de Alphaville. Mas morte no trânsito sem fotos ou imagens não viram notícia. E trânsito tranquilo é privilégio que só o longínquo interior tem…

Então, quem se beneficia de que Carapicuíba seja a periferia mais violenta da Grande São Paulo? Com certeza nós carapicuibanos não. Por isso, contesto e não aceito essa verdade aumentada.

PS: E tem mais, se alguém falar mal de Carapicuíba, meto-lhe um tiro na cara… hahahah (brincadeira)

Sobre Carapicuibanos

Blog de notícias de Carapicuíba - SP

Discussão

4 comentários sobre “E tome Carapicuíba no noticiário policial

  1. Alvíssaras!!! enfim um espaço onde nossa cidade ser discutida com seriedade, por gente que gosta de morar aqui, que antes de ter orgulho tem responsabilidade, porque sabe que as melhorias dependem de nossa atuação. Parabéns pelo excelente texto.

    Curtir

    Publicado por Vital | 14 de outubro de 2012, 21:26
  2. Parabéns pelo texto moro a qui e gosto muita da minha cidade .
    Foda-se quem não gosta .

    Curtir

    Publicado por Gisele Hugsberg Alves | 14 de outubro de 2012, 22:28

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: