Acontece, Eleições 2012, Política

Resultado Vereadores – Carapicuíba reelege 70% da Câmara

Foram 372 candidatos disputando as 17 vagas da Câmara de Carapicuíba.

Os eleitores de Carapicuíba preferiram não arriscar e a maioria decidiu votar nos vereadores atuais, ex-vereadores ou suplentes, além dos que já passaram por alguma secretaria municipal. Apenas dois candidatos eleitos são novatos na esfera política: Jefferson Macedo (PRP) e Andréia Verão (PHS).

Os campeões de votos

Profa. Sonia e Zé Amiguinho (ambos do PDT) e Andréia Verão (PHS). Os três mais votados

Professora Sonia e Zé Amiguinho (ambos do PDT) e Andréia Verão (PHS). Os três mais votados.

Dos dezesseis vereadores que compõem hoje a Câmara Municipal de Carapicuíba, quinze tentaram a reeleição e onze se reelegeram. Mesmo com o aumento de uma vaga para a próxima gestão, não houve chance para os novos, que exploraram nas campanhas a urgência em “renovar a Câmara”.

Pode ser um sinal de aprovação, ou de falta de opção em escolher candidatos sem ligação com a máquina administrativa. Sem realizações para anunciar, as propostas dos “renovadores” ficaram de lado. A dança dos partidos, tradição em Carapicuíba (exceto entre os peemedebistas e petistas), tirou alguns candidatos profissionais por conta dos cálculos proporcionais.

Votação Histórica 

Professora Sônia (PDT) – Sonia Maria Esteves dos Santos, 49 anos, é a vereadora eleita com a mais expressiva votação da história de Carapicuíba – foram 6.087 votos (7,26% do total). Professora de História, a vereadora se destacou na sua gestão, com uma das maiores demandas na cidade: a falta de empregos. Com seu marido, líder do PDT, a vereadora organizou mutirão de empregos, uma espécie de agenciamento de mão-de-obra, com participação de empresas da região em seu gabinete, igrejas e faculdades. Alguns de seus mutirões atraíram centenas de pessoas e empresas em busca de funcionários na região.

Vereador Zé Amiguinho (PDT) – José Wanderley de Andrade, 43 anos, vereador que tem atuação de característica assistencialista (o amigo do povo), foi o mais votado em 2008. Para se candidatar, decidiu deixar a antiga legenda (PMN) e foi disputado a tapa pelos partidos atraídos por seu cacife eleitoral. Amiguinho escolheu o PDT e ficou em segundo lugar (5.536 votos), superando o resultado de 2008 (3.830 votos)

Andreia Verão – (PHS) – A surpresa da eleição, André Luiz dos Santos, 43 anos, o coletor de lixo mais famoso de Carapicuíba, ultrapassou vários líderes políticos em sua primeira candidatura. Foram 4.288  votos, a terceira posição entre os eleitos.

Segundo a  ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) dos 150 candidatos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e travestis) em todo o Brasil, apenas cinco foram eleitos. Andreia seria a sexta – caso houvesse um termo de compromisso com a associção.

Mas a candidatura de Andréia surgiu como surgem os convites para os ídolos públicos: para puxar votos. “Ainda não sei. Só não quero que me usem”, ela disse, quando perguntei se iria mesmo se candidatar. Não foi uma campanha pobre, com certeza.  Sua coligação PHS/PSD a acompanhava com carro estilizado e cabos eleitorais durante as caminhadas.

Andréia é muito querida (como as urnas comprovaram) e as manifestações de intenção de voto na campanha, bem como a satisfação por sua vitória, são crescentes nas redes sociais e nas ruas. Sua atuação na câmara ainda é uma incógnita: um mero fantoche, ou compromissada com a confiança que recebeu nas urnas?

Confira a lista dos dezessete (17) vereadores eleitos em Carapicuíba.

resultado das eleições carapicuiba 2012 lista candidatos mais votados

Lista dos 17 vereadores eleitos gestão 2013-2016 Carapicuíba-SP – Fonte: TSE

Quadro geral de votos: Todos os candidatos

Lista dos candidatos indeferidos – resultados.

Sobre Carapicuibanos

Blog de notícias de Carapicuíba - SP

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Carapicuíba reelege Sérgio Ribeiro no primeiro turno « Carapicuibanos - 13 de outubro de 2012

  2. Pingback: Quadro de votos dos candidatos a vereador em Carapicuíba « Carapicuibanos - 13 de outubro de 2012

  3. Pingback: “Bicha não morre, vira purpurina” « Carapicuibanos - 13 de outubro de 2012

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: